Alugar um apartamento na Itália não é lá uma tarefa muito simples. E para quem pretende reconhecer a cidadania italiana e precisa da residência, isso pode dificultar ainda mais a missão. Saiba mais sobre o que considerar na hora de procurar seu apartamento na Itália.
1 . Os imóveis são anunciados muito antes de estarem disponíveis, então já resolva seu apartamento antes de sair do Brasil e não deixe para procurar somente quando já estiver por lá, porque provavelmente todos os apartamentos que estariam disponíveis para o momento já tiveram seus contratos fechados 6 meses antes.
2 . Cuidado com os anúncios falsos na internet: existe uma máfia que disponibiliza anúncios falsos de imóveis em diversos sites italianos como www.subito.it, www.idealista.it, www.kijiji.it,por exemplo.
Como funciona o golpe?
Eles copiam as fotos do anúncio de um apartamento que existe (geralmente copiam do Airbnb) e disponibilizam em sites italianos como esses citados acima por um preço sempre camarada em comparação com outros anúncios, esses sim "reais". Você envia um email perguntando informações e aí te respondem que o apartamento estará disponível para as datas que você precisa mas que como "o proprietário" tem esse apê para o "filho que estava estudando na Italia mas ja se formou e voltou ao país de origem", como não existe nenhum responsável na cidade, eles querem fazer toda a transação por Airbnb e que alguém te esperará com a chave em mãos. Aí te enviam o link para você finalizar a reserva. O problema é que esse link te leva à uma pagina clonada do Airbnb para você fazer o pagamento, que nesse caso é via uma transferencia bancaria. Você só se da conta do golpe nesse momento, já que o Airbnb não aceita pagamentos via transferência bancária.
3 . Taxa da imobiliária: Toda imobiliária cobra uma taxa de comissão e você não tem como fugir de pagar essa taxa na hora de fazer seu contrato. A taxa costuma ser o valor de 1 mês de aluguel do imóvel. Costumam cobrar também alguns meses de aluguel antecipado, já que você provavelmente não terá como comprovar renda no país. Então aconselho a já prever esses valores como gastos iniciais na hora do seu planejamento.
Se você quer saber quais são os tipos de contrato de aluguel que existem na Itália, já falamos sobre isso nesse post aqui.
4 . Caução antecipado: Também não tem como fugir de pagar alguns meses de caução antecipado (geralmente pedem 3 meses de caução antecipado, que serão devolvidos no final do contrato caso você não tenha danificado o apartamento no período de contrato).
5 . Registro do contrato: Dependendo do tipo de contrato você terá que pagar um valor para registrá-lo na Agenzie delle Entrate.
6 . Residência e Domicilio: Se você quer entender qual a diferença entre residenza e domicilio na Italia, já falamos sobre isso aqui.
7 . Despesas de água, luz, gás, condomínio e lixo: A partir do momento que você aluga um apartamento, uma das suas obrigações é pagar as contas do que você consome estando no mesmo. Nisso inclui as taxas de IMU/TASI e TARI que basicamente são umas taxas que todos os residentes devem pagar por ano ao comune para serviços de iluminação pública, manutenção das ruas, segurança urbana, anágrafe, lixo, etc...
As contas podem vir mensal, bimestral, trimestral e semestralmente, então tenha em mente que dependendo de como for os contratos de serviços terá um mês que você terá que pagar de uma só vez as despesas acumuladas em vários meses de acordo com o período estabelecido por contrato. No inverno as contas de gás e luz costumam vir mais altas por conta do aquecedor que existe em todos os apartamentos.
8 . Apartamentos fora do centro: apartamentos fora do centro sem dúvidas são mais econômicos que aqueles nas regiões centrais.
No caso de cidades grandes como Roma, Milão e Firenze existem muitas cidadezinhas vizinhas que são ainda mais baratos os preços dos aluguéis. Mas caso pretenda viver em uma cidadezinha menor e trabalhar, leve em consideração o fato da maioria das vagas de trabalho serem nas cidades grandes e geralmente os transportes para cidades menores funcionam em horário limitado, então fique atento aos horários de transporte disponíveis atendem suas necessidades.
Se esse artigo foi útil para você, compartilhe-o nas suas redes sociais para que ele possa ser útil à mais pessoas. Tem alguma dúvida ou sugestão? Comente abaixo ou escreva para: contatooiitalia@gmail.com
Se quiser ficar sempre por dentro de tudo sobre a Italia, curta a pagina da Oi Italia! no Facebook e nos siga no Instagram.
Ci vediamo presto! :)
Comentarios