Como funciona o Wise e por quê é mais econômico transferir dinheiro para o exterior através dele?
Quem é viajante ou está fora do Brasil, sabe que uma conta bancária em moeda estrangeira facilita muito a vida mas sempre encontra um problema: o câmbio da moeda e as taxas das transferencias internacionais feitas através dos bancos tradicionais.
O Wise (ex-Transferwise) surgiu para desburocratizar esse processo gerando uma boa economia à quem precisa fazer uma transferência internacional. É uma empresa com sede em Londres que permite o envio de dinheiro usando o câmbio verdadeiro do dia (aquele sem cobrança por spread ou com taxas escondidas).
Como funciona o Wise?
A fintech tem contas bancarias abertas em vários lugares do mundo nas mais variadas moedas. Se um usuário precisa transferir de Reais à Euros por exemplo, o Wise gera um boleto em Real e o dinheiro cobrado é armazenado na conta do transferwise no Brasil.
Após isso, a conta do Wise européia envia o valor em Euros correspondente à taxa de mercado da data de envio para o destinatário cadastrado. O dinheiro leva no máximo 4 dias para cair na conta do destinatário (a maioria das vezes leva menos tempo).
O que o faz diferente é que dessa forma, o dinheiro nunca sai de fato do país de origem ou entra no pais de destino e assim eles evitam as taxas que são normalmente cobradas no processo de transferências internacionais. Por isso, cada transferência no transferwise pode sair até 8 vezes mais barata do que pelos bancos tradicionais.
Por que você economiza?
Nos bancos tradicionais são cobradas uma serie de taxas embutidas e nem sempre muito claras como:
IOF: Nos métodos tradicionais é cobrado 0,38% de Imposto sobre Operações Financeiras.
Taxa de Transferência: pode ser percentual (ex: Banco do Brasil que cobra 1,66% do valor a ser enviado) ou fixa girando em torno de R$ 150 (dependendo do banco).
Despesas externas com o SWIFT: pode ser cobrada pelo banco emissor ou recebedor e por isso podem variar muito (ex: o Banco do Brasil chega a cobrar U$100 por operação).
Spread cambial: o spread é a diferença entre a cotação oficial da moeda e o valor cobrado efetivamente na venda. Os bancos e as casas de câmbio costumam adicionar uma margem sobre a taxa média do mercado, escondendo assim do cliente a taxa oficial e aumentando seu lucro.
No Wise é cobrado:
1,5% em transferências do exterior para o Brasil
2,5% em transferências do Brasil para o exterior.
No transferwise é cobrada a taxa real do câmbio do dia, ou seja, você não paga o spread cambial (que costuma vir embutido na taxa dos bancos e que costuma ser em torno de 5% a mais do que o valor do transferwise).
Passo a passo de como usar o Wise:
Acesse o site do Wise.
Clique no botão "Criar Conta" (acessando por esse link sua primeira transferência internacional de até € 500 será gratuita).
Clique em "Enviar dinheiro" e especifique o valor que você quer transferir. Escolha as moedas de origem e destino e veja a estimativa que será apresentada na calculadora (como na imagem abaixo)
4. Preencha as informações do destinatário como email, nome e dados bancários ( IBAN para contas na Europa, CPF do beneficiário para transferencias do exterior para o Brasil e ACCOUNT e ROUTING NUMBER para contas nos EUA.
5. Confira os dados na próxima tela antes de confirmar a transferência
6. Gere o boleto para pagamento. Clicando em "Solicitar Boleto" iniciara um download do arquivo automaticamente. Também será enviado para o seu email cadastrado uma cópia do boleto gerado.
7. O vencimento do boleto sempre é no dia seguinte à data de emissão. Pague pessoalmente ou através do internet banking e acompanhe o andamento do processo pela sua conta no Wise (lembrando que é sempre bom após o pagamento do boleto vc entrar no seu perfil e clicar em "Já paguei boleto").
8. Em até 4 dias o dinheiro chega na conta do destinatário.
É seguro e legalizado?
Usar o Wise é seguro e tem sido usado cada vez mais pelos brasileiros viajantes e que vivem no exterior.
Ele também é uma plataforma legalizada e atua como correspondente cambial de bancos brasileiros. Possui contas em diversos países onde atuam que utilizam para fazer as transferencias internacionais.
O Wise oferece também uma conta multimoedas e um cartão de débito vinculado a bandeira Mastercard, além da opção de conta Business
que você pode gastar ou sacar em caixas eletrônicos do mundo todo pagando ou sacando na moeda do local onde você estiver aplicando a taxa de câmbio real do dia. São mais de 150 moedas aceitas.
#oiitalia #documentosnaitalia #pesquisagenealogica #vivendonaitalia #transferwise #transferenciasinternacionais #payments #cambiododia #moneytansfer #bestthanbanks
Comments